terça-feira, 16 de outubro de 2012

... porque o desenvolvimento da criança não é só percentil!

Apesar de não ser altura, aproveitámos esta onda de viroses e a tosse da Guigas para ir fazer uma visita à Dra. Paula :)

Em termos de desenvolvimento a Guigas está óptima: super irrequieta, faladora que se farta, espertalhona como tudo :)

Nas curvas é que é só rir :)

Esta é a do peso:

Conseguem certamente analisar como é uma curva perfeita, sem altos e baixos e com uma tendência fantástica para continuar a subir por ali acima :) 

Esta é a da altura:

Nesta já podemos não recorrer à ironia e verificar que até se tem mantido o mais estável!

O problema é que estas curvas não dizem assim tanto sobre o desenvolvimento da criança. Há muitas crianças que nem sequer atingem o percentil que os senhores dizem que é o minimo e que são perfeitamente saudáveis e estão a desenvolver-se lindamente, para a sua estatura. Quem se preocupa? Muitas mães que ficam aflitas pois acham que não é normal e que ainda por cima fazem tudo o que está ao alcance para que os filhos estejam bem e têm muitas vezes as enfermeiras quase a dizer que são más mães só porque a criatura não está no percentil...

Fazemos o quê? Obrigamos as criaturas a comer?

Muitos profissionais de saúde não têm noção da frustração que é uma mãe estar a fazer tudo o que pode e não pode (a rezar baixinho para o peso subir) e quando chega à balança o tracinho não chega ao peso que queríamos.

E isto quando não é num bébé que é amamentado porque aí a frustração ainda é maior! Tenho amigas que davam o leite mesmo, mesmo antes do bébé ser pesado só para a balança acusar mais um pouco... Alguém tem noção de como nos sentimos paranoicas? (OK! Tirando eu, a Anita, a Sofia... :) ainda devemos ser umas quantas)

Prova provadinha de que estas curvas não são assim tão perfeitas é que as mesmas vão mudar :) (lá se foi a minha hipótese de comparação entre a Guigas e a criatura que aí vem), podem ver a notícia aqui!

E agora, qual é a curva correta? :)

Sem comentários:

Enviar um comentário