sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Semana com o Pai #Dia4

O 4º dia foi um dia mais calmo.
Se há coisa que nós queremos na educação das nossas filhas é garantir que tentámos transmitir-lhes o que é certo e errado.
Assim, com tudo o que tem acontecido, quisemos ir oferecer água e barras de cereais aos bombeiros, explicando o porquê desse gesto. Acho que elas perceberam o motivo.



A Guigas é sempre capaz de me ir surpreendendo. Primeiro a explicar à irmã que a casa dos bombeiros tem o nome de quartel (quem é que lhe ensinou isto? Como sabe ela estas coisas?)
Depois o bom coração dela... No supermercado disse: «Está tanto calor e os bombeiros ainda têm mais porque estão no fogo, com aquelas calças e aqueles casacos... Espero que a água continue fresquinha para eles!...»
E depois ao sairmos do quartel disse: «ah, a Igreja é mesmo aqui ao lado. Que sorte que os bombeiros têm! Assim podem vir aqui à Igreja rezar pelos colegas deles que estão nos fogos!»
São pequeninos gestos que vão enchendo o coração e aos quais, neste tempo de férias, conseguimos dar mais atenção...

Depois, fomos fazer mais umas compras - o que é sempre dificil com 3 pestes - mas só é possível porque a Mafy vem montada no sling e porque as outras se portam melhor porque sabem que estão só comigo e andam sempre de mãos dadas.
Depois descobri porque é que nas caixas as pessoas com famílias têm prioridade - apesar de eu não a ter usado - porque aqueles minutos infindáveis em que estamos à espera de ser atendidos, é quando elas vêm tudo o que PRECISAM mesmo de levar. Como bonecos, estojos, pastilhas, etc da Patrulha pata e do Frozen!
Mas aí foi a Matilde que mostrou como está atenta (mesmo que raramente o pareça), quando eu disse repetidamente que não podíamos levar e a Guigas perguntou porquê e a Matilde disse: «porque é caro, não é, pai?» E não houve mais pedidos...
É difícil e dá trabalho, mas ficamos com a esperança de conseguir.

Depois fomos ter com a mãe que estava em trabalho em Cascais e almoçámos juntos num sítio onde queríamos ir há muito tempo: o Mercado de Cascais. Um local agradável e bem pensado.

Depois hoje, foi a vez da Matilde ler, enquanto a Guigas optava pela TV e a Mafy punha o sono em dia!
Da parte da tarde fomos até às piscinas da praia das Maçãs. A mãe também era para ir, mas o trabalho não permitiu. Por isso, lá fomos os 4 para a piscina, onde elas se divertiram bastante.

 A Matilde pediu um gelado... mas acabou por não o comer, por isso sobrou para a...

Porque na realidade do que a Matilde gostou mesmo e queria comer era um bacalhau (como ela costuma pedir em Matildês).

Aqui é mais complicado estar-se de olho nelas porque não podemos deixar de as ver nem durante um minuto. E, por exemplo, quando uma quer ir à WC, vamos todos à WC. E depois, como as meninas já são muito crescidas, recusam-se a ir à WC dos senhores, por isso vamos todos para a WC... das senhoras!...
E quando as três querem colo, porque estão cheias de frio... o meu colo torna-se pequeno para todas... mas com jeito, lá conseguimos...


À noite, ao voltarmos a passear pelas ruas de Algueirão, confessavam como gostaram de ir às piscinas e de nadar e andar nos escorregas.


Sem comentários:

Enviar um comentário