segunda-feira, 12 de setembro de 2016

À minha filha (versão do pai :) )

A tua mãe já te disse o quanto gostamos de ti mas eu queria dizer-te como estaremos sempre aqui para ti.

Hoje, como sempre, o teu sorriso é genuíno.
Mas quem te conhece sabe que hoje fazias ainda mais perguntas, de manhã, e hesitavas mais nos teus passos, nas tuas decisões rotineiras.

Estás certa do caminho e, com a confiança que te é característica, perguntas se hoje serão muitos os primeiros trabalhos de casa, procurando ocultar o receio lógico da incerteza e do desconhecido. Do novo e da descoberta.
Os teus passos são sempre em frente mas, por vezes, hoje, as tuas pernas vacilam, pelo receio daquilo que irás encontrar. Hesitas mais. Olhas mais para nós. Procuras mais o nosso olhar.
Não choras. Queres ser forte, mas percebe-se no teu abraço – mais forte do que nos outros dias – um confirmar de uma promessa silenciosa da nossa parte: “Pai e mãe, estejam sempre aí, se eu falhar e precisar de vocês, ok?”

Se pudermos dividir a vida em fases, esta é, claramente, uma delas. De hoje em diante a tua vida não mais será a mesma. Terás provas, testes, estudos. Começas a ter responsabilidades e a ter que responder pelas tuas acções. Terás escolhas mais determinantes. Sentir-te-ás mais sozinha, porque é um caminho mais individualizado, que se vai estreitando à medida que fores decidindo quem queres tu ser. Consoante fores escolhendo em quem te queres tornar.

Hoje, querida filha, começas a crescer.
Hoje, querida filha, os teus pais começam a crescer.
Se sempre fizemos com que caminhasses de forma autónoma hoje queremo-lo ainda mais. Tentaremos sempre que sigas o teu caminho, sempre em frente. Não te preocupes. Falha. Erra. Acerta. Luta. Conquista. Mas caminha. Caminha segura e firme, com a certeza de que quando olhares para trás, será sempre o sorriso dos teus pais que verás: a aplaudir, a assistir, a chorar, a incentivar, a empurrar, a ajudar a levantar.

Segue em frente. Segue o teu caminho. Segue a tua estrada. A partir de hoje ficaremos aqui na retaguarda!
Quando olhares estaremos aqui!


Sem comentários:

Enviar um comentário