segunda-feira, 10 de julho de 2017

E o peso?

Desta gravidez engordei 12 kg... foi a que engordei mais! 

Pela primeira vez na minha vida ultrapassei a barreira dos 60 kg e confesso que me sentia mesmo muito pesada. Os meus calcanhares doíam simplesmente de me pôr de pé em cima deles logo de manhã.

Parece um bocado estúpido falar assim quando existem não sei quantas pessoas com o drama do excesso de peso e que não conseguem mesmo emagrecer, enquanto as magras têm uma vida super facilitada podem comer qualquer porcaria, comer muito ou pouco que nada lhes acontece.

Com o passar dos anos fui aprendendo a lidar com esta questão da magreza, mas houve alturas em que a pressão de ser magra foi tanta que não sei se não seria o mesmo que sentem as obesas.

Antes de ser mãe o meu peso normal era 44 kg... podia comer muito, comer pouco, comer assim assim, comer comida muito saudável ou várias vezes no Mac, era aquilo e pronto...

Na ida às JMJ da Alemanha, já tinha perdido peso antes e como lá se come tão bem, vim de lá com uns 38 kg... os meus pais entraram em desespero, levaram-me ao médico: clínica geral, nutricionista, endócrinologista, carradas de análises e de exames à tiróide e umas papas para engordar... cheguei aos 47kg e cada kilo custou 100 €. Eu não era adolescente, tinha 22 anos e ainda bem que o meu pai pôde ajudar-me nisso.

Depois voltei aos meus normais 44 kg e mantive-me por aí. Na primeira gravidez engordei 9 kg  recuperei mais devagar (a cesariana é sempre mais difícil de recuperar) mas voltei aos 44 kg... Da segunda engordei uns 11 kg recuperei rápido (ao fim de três semanas vestia a minha roupa) e fiquei com 46 kg... Na terceira, engordei 9 kg recuperei ainda mais rápido (ao fim de 15 dias vestia a minha roupa) e fiquei com 48 kg.

Na quarta gravidez engordei 12 kg, pesei-me anteontem (menos de uma semana depois do parto) e já perdi 7 kg. E sei que já há pessoas a gabar a minha forma física e a minha barriga...

Mas esta "pressão" não é fácil de gerir. Ora bem, eu passei toda a minha vida a ouvir dizer que estou magra. Do género:

- Ah Olá! Não te via há tanto tempo! Tás tão magra!

A questão é que eu não estou tão magra... é eu SOU tão magra! 

Ninguém anda a dizer isso a uma gorda, pois não? Mesmo que seja verdade, parte-se do principio que a pessoa anda desleixada, anda a comer muito. Uma magra não está simplesmente a comer pouco, as magras à partida se estão muito magras é porque estão doentes! 

Com os anos fui aprendendo a gerir estes conflitos e a aceitar e a viver bem com o meu corpo (há sempre a dificuldade de não arranjar roupa para vestir, por exemplo) mas no fundo também soube ser psicóloga de mim própria e viver com isso. Por outro lado, também tenho um marido que me equilibra nisso e que me ajudou a aprender a comer e melhor que isso a aprender a gostar de comer.

Se me perguntassem que peso gostaria de ter? Gostava de ter o que tenho agora, estes 55 kg mas sem a barriga... sei que não vai acontecer mas se ganhar os 2 kg que costumei nestas ultimas gravidezes já posso sempre dizer que já posso dar sangue.



Sem comentários:

Enviar um comentário